IGF: João Pessoa será “capital do mundo” a partir do dia 9 de novembro

A Capital paraibana está em fase de contagem regressiva para ser palco das discussões internacionais sobre as políticas públicas voltadas à segurança e estabilidade na Internet. A 10ª edição do Fórum de Governança da Internet (IGF), evento da Organização das Nações Unidas (ONU), começa no próximo dia 9 e prossegue até o dia 13 de novembro, no Centro de Convenções de João Pessoa. A infraestrutura do local receberá representantes de entidades credenciadas pela Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI), além de membros de instituições estrangeiras e especialistas no setor.

O secretário de Estado dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, João Azevedo, ressaltou a importância fundamental da infraestrutura do Centro de Convenções para que a Capital pudesse sediar um evento como o IGF. “O Centro de Convenções foi fundamental para que todo esse processo de atrair o evento para cá fosse possível. Sem essa infraestrutura, jamais a Paraíba poderia sediar um evento internacional da magnitude do IGF, que envolve as maiores autoridades de grandes empresas, instituições e organizações mundiais”, destacou.

O Internet Governance Fórum (IGF) da Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2006, pelo então secretário-geral, Kofi Annan, e vem sendo realizado anualmente em vários países. Essa é a segunda vez que o evento acontece no Brasil. A primeira cidade brasileira que sediou o evento foi o Rio de Janeiro, em 2007. Oito anos depois, o evento volta a ser realizado no País, porém no Nordeste, na Capital paraibana.

O evento é multissetorial, democrático e transparente. Ele viabiliza debates sobre questões de políticas públicas relativas a elementos importantes da governança da Internet. O tema principal deste ano é “Evolução da Governança da Internet: Capacitar o Desenvolvimento Sustentável”.

Credenciamento da imprensa – Os jornalistas interessados na cobertura do Fórum para Governança da Internet devem solicitar seu credenciamento até esta quinta-feira (5) no endereço eletrônico https://www.intgovforum.org/cms/igf2015-media-registration. O credenciamento depende da aprovação da Organização das Nações Unidas (ONU).

Para se credenciar, os jornalistas devem preencher o formulário de inscrição no site oficial do Internet Governance Forum, prestando todas as informações exigidas. Aqueles que não tiverem passaporte poderão preencher o campo indicado com o número da carteira de identidade (RG) e no campo ID Expires colocar uma data futura (um ou dois anos à frente) para que o sistema aceite a inscrição. Será considerado apenas um pedido por passaporte ou RG.

A organização do IGF informa que quaisquer problemas encontrados ao se registrar, deve ser enviado um email para igf2015reg@intgovforum.org .

Secom PB