Remoção de estacas em lâmina d'água no Jacaré deve ser concluída em 15 dias

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) deu início, na manhã desta segunda-feira (9), aos trabalhos de remoção de 560 estacas que davam sustentação aos bares na lâmina d’água da Praia do Jacaré. A operação deverá ser concluída em 15 dias e está sendo feita em parceria com o Exército e a Capitania dos Portos da Paraíba. Durante o período, as apresentações do Bolero de Ravel e Ave Maria continuarão normalmente, no final da tarde. 

A retirada das estacas vai causar o mínimo de dano ambiental possível e oferecer toda a segurança aos trabalhadores e navegadores da área. Para tanto, foi proibida pela Capitania dos Portos a navegação de embarcações nas imediações do Parque do Por do Sol do Jacaré das 6h00 às 17h00, enquanto durarem os trabalhos na área.

“Em ensaio prévio na semana passada identificamos os melhores procedimentos de forma a realizarmos, no menor tempo possível, o serviço, considerando aspectos sobre dano ambiental e segurança dos trabalhadores. Estamos utilizando uma balsa onde trazemos dois caminhões caçamba e um munk, além de motosserras e embarcações de apoio”, detalhou o oficial subcomandante da Capitania dos Portos, Marcos Alves.

O material residual da operação será estocado provisoriamente em um terreno da Marinha, próximo ao Jacaré, para posterior incineração ou outro destino adequado. As 560 estacas retiradas são de madeira, que medem de 6 a 10 metros de comprimento, e de colunas de concreto do mesmo tamanho.

“Todo o tempo, a preocupação da Prefeitura de Cabedelo tem sido em cumprir as determinações legais, porém, sem maiores prejuízos aos comerciantes locais e turistas, e sem afetar o meio ambiente. Conseguimos manter os espetáculos diários durante os serviços e já estamos iniciando, paralelamente, a recuperação do passeio público, com nova pavimentação e urbanização da área antes ocupada pelos bares. Teremos 1750m² beneficiados, com novo piso, jardins e bancos, para maior conforto dos visitantes. Além disso, neste verão, teremos um belíssimo espetáculo visual de luzes e água no Jacaré, de forma a tornar o ambiente ainda mais atrativo. Finalmente, estamos em fase final de elaboração do Termo de Referência para a licitação que escolherá as empresas que edificarão os novos bares e restaurantes, em área ali próxima e mais elevada,  comentou o secretário de Turismo, Omar Gama. 

Parque do Jacaré - As intervenções no Parque Municipal Turístico do Jacaré seguem o que está previsto no projeto arquitetônico apresentado e aprovado pelo Ministério Público Federal (MPF) e demais órgãos de controle da área. Nele, constam algumas intervenções de responsabilidade do Estado, como obras de drenagem, saneamento e infraestrutura de acesso.

O novo Parque do Jacaré contará com praça de alimentação com 15 estabelecimentos; área de serviços (bancos, correios, informações turísticas, policiamento, dentre outros) com mais 12 boxes; além do espaço para 4 grandes restaurantes que ficarão situados em bases elevadas, possibilitando a ampla visibilidade do espetáculo realizado no rio. A área também comtemplará a valorização dos espaços verdes já existentes, locais para passeios públicos, praças e, principalmente, uma área maior para o público contemplar o Pôr do Sol.

Secom Cabedelo / Foto: Michel Sampaio