Jardim Botânico de João Pessoa recebe centenas de visitantes no primeiro trimestre

O Jardim Botânico de João Pessoa Benjamim Maranhão, localizado na Mata do Buraquinho, um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica em área urbana do país, comemorou o bom número de visitação no primeiro trimestre de 2016, com quase mil visitantes espontâneos. Vinculado à Superintendência Estadual de Administração do Meio Ambiente (Sudema), o espaço planeja novas atividades para este ano.

Segundo a diretora do Jardim Botânico, Suenia Oliveira, o número de visitantes espontâneos (os que vêm sem agendamento) foi de 919 pessoas, de janeiro a março deste ano. O maior número de visitas aconteceu em janeiro, período de férias escolares e maior fluxo de turistas, quando o espaço ofereceu atividades diferenciadas para crianças e também um segundo dia da Super Trilha, que tradicionalmente acontece apenas uma vez por mês.

“A Super Trilha ou Trilha dos Visgueiros acontece sempre no último sábado de cada mês e em datas especiais previamente definidas pelo Setor de Visitação. Em janeiro, tivemos duas edições da atividade e, como de costume, tivemos uma boa adesão do público, pois é uma trilha diferenciada, com cerca de 6km em mata fechada”, comentou Suenia.

A programação de férias em janeiro contou ainda com Oficina Botânica, voltada para crianças de 6 a 10 anos, utilizando massinha de modelar; Oficina de Trilha Fotográfica, para crianças de 10 a 14 anos e Oficina de Jardinagem, tanto para crianças de 6 a 10 anos como outra sessão para jovens e adultos; além das mencionadas duas edições da Super Trilha, com uma caminhada de aproximadamente três horas de duração.

A Super Trilha acontece tradicionalmente no último sábado de cada mês, às 8h30. Tanto nesta como nas outras trilhas é necessário vestimenta adequada: calça comprida e sapatos fechados. Caso necessite, o visitante pode usar repelente. Atualmente, o Jardim Botânico disponibiliza aos visitantes 20 trilhas, que levam de meia hora a três horas para serem percorridas. Os passeios ocorrem nos horários de 9h, 10h e 14h, de terça a sábado.

A diretora do Jardim Botânico também afirma que para este ano já há um planejamento de atividades especiais para algumas datas comemorativas nos meses de maio (Dia do pau-brasil, Dia da Mata Atlântica), junho (Semana do Meio Ambiente) e outubro (Dia da Criança) e serão divulgadas futuramente. Além disso, Suenia Oliveira relata que a diretoria está organizando um quadro fixo no programa da Sudema, que é transmitido pela Rádio Tabajara. “Planejamos um programa que abordará curiosidades sobre as espécies de plantas da Mata do Buraquinho (Mata Atlântica), onde está localizado o Jardim. A previsão é em mais ou menos 30 dias começarmos as gravações”, disse.

Mais sobre o Jardim Botânico – Jardins botânicos são instituições que mantêm coleções documentadas de plantas vivas, com o objetivo de fomentar a conservação, a exibição e a pesquisa científica, além de promover programas de educação ambiental e o lazer contemplativo.

O Jardim Botânico de João Pessoa Benjamim Maranhão está localizado na Mata do Buraquinho, considerada um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica em área urbana do país. A Mata possui cerca de 515 hectares, dos quais 343ha abrigam o Jardim Botânico, onde a flora revela-se nas atividades recreativas e educativas promovidas no local. O espaço é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, classificada como Refúgio de Vida Silvestre (RVS).

Mais informações sobre agendamento e atividades podem ser obtidas pelo telefone (83) 3218-7880.

Secom-PB
Foto: José Lins