Engenho e Cachaçaria Triunfo está entre os 11 homenageados do turismo paraibano

O turismo rural é uma tendência mundial que tem crescido cada vez mais e o Engenho e Cachaçaria Triunfo é hoje um exemplo dessa prática no município de Areia. Foi esse diferencial que levou o produto a ser um dos 11 homenageados pela Abrajet (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, na Paraíba), eleita por unanimidade dos votos dos associados como um dos melhores produtos turísticos no Estado. O Troféu Waldemar Duarte, considerado o Oscar do Turismo paraibano, será entregue aos eleitos durante solenidade que será realizada no dia 16 de setembro, no Sesc Cabo Branco, em João Pessoa. Tudo isso foi iniciado quando os proprietários Antônio Augusto e Maria Júlia, decidiram aliar o turismo a produção da cachaça na sede do engenho que fica localizado na zona rural do município.

Atualmente, o local é visitado por cerca de 400 turistas por semana, que vão conferir de perto todo o processo de fabricação da cachaça, degustar as cachaças e os sorvetes de frutas tropicais com leve toque da cachaça triunfo, além de apreciar as belezas do lugar. A história de sucesso desse investimento é relatada pela proprietária Maria Júlia que recebe os visitantes em uma sala para contar a história de implantação da empresa, falar sobre o processo de fabricação da cachaça e depois, conduz os grupos a uma visita pelas dependências do engenho.

A visitação termina com a degustação lanche com sucos variados, caldo de cana, frutas, sorvete de rapadura com cachaça, e também na lojinha existente que comercializa produtos da Triunfo, souvenirs e entre outros que representam 20% do faturamento da empresa. Para visitar o local é preciso pagar uma taxa de R$ 5, que dá direito à palestra de Maria Júlia e ao lanche. A Triunfo é uma história de amor e superação que se transformou em uma grande empresa, sustentável e responsável.

Sempre inovando, recentemente eles lançaram mais um produto para degustação dos turistas que é a Caipirinha de Colher. Hoje a Triunfo vende mais 250 mil garrafas por mês e a demanda só cresce, inclusive para exportação. São 69 empregos diretos e mais de 1000 indiretos.  A produção vai desde a cachaça descansada em barril de carvalho com graduação alcoólica de 39%, cachaça descansada em barril de umburana com alcoólica de 39%, cachaça composta com canela e graduação alcoólica de 39%, cachaça bidestilada descansada em barril de carvalho com graduação alcoólica de 40,3%, e a cachaça Triunfo Tradicional com graduação alcoólica de 40,3%. A cachaça Triunfo é engarrafada em 12 tipos de embalagens, que vão desde o vidro importada da França ate mesmo a de porcelana branca e azul com impressão em pó de ouro. O Engenho Triunfo fica localizado na Zona Rural de Areia. Informações: (83) 3362-2390/(83) 9931-9861 ou no E-mail: triunfo@oi.com.br.

Por Teresa Duarte