Jornalistas de turismo vão limpar praia urbana de João Pessoa

Nesta quarta-feira, 1, a Associação dos Jornalistas de Turismo, Abrajet PB, promove a ação Limpa Praia Abrajet-PB, projeto idealizado com o  objetivo de alertar a população e turistas para a necessidade de não deixar lixo nas praias. Serão percorridos cerca de dois quilômetros, e todos os participantes vão distribuir sacos e solicitar aos banhistas que não deixem o lixo nas areias da praia de Cabo Branco, onde acontecerá o evento. A concentração dos participantes será às 7h30, em frente ao Hotel Skyler, e todos seguem até o Centro de Turismo e Lazer Sesc Cabo Branco, com chegada prevista para as 11h. Ao final da caminhada o lixo recolhido será colocado num círculo demarcado para chamar a atenção das pessoas.

A presidente da Abrajet PB, Messina Palmeira, ressalta que não basta a Emlur limpar as praias. “É preciso que o morador e o turista tenha consciência que o lixo produzido na praia não pode ser deixado lá”.

A ideia do projeto surgiu a partir do exemplo da jornalista Ruth Avelino, associada da Abrajet PB, que há mais de dez anos recolhe lixo na praia do Bessa, durante sua caminhada matinal. “Devemos ser responsáveis pelo nosso lixo e colaborar com a manutenção das praias limpas”, afirma a presidente da PBTur, jornalista Ruth Avelino.

O projeto Limpa Praia é uma realização da Abrajet PB e da 2ª Promotoria do Meio Ambiente e Patromônio Social de João Pessoa, com apoio da Fecomércio, Unipê, Massai, Rede Nord e Clube dos Oficiais.

“Estamos procurando dar um exemplo de cidadania, ecologia e educação ambiental, pois quanto maior for à consciência menores serão os prejuízos causados ao ecossistema. As tartarugas estão morrendo porque confundem o plástico com algas” afirmou Messina Palmeira. Ela ressaltou que o lixo é de quem o produziu: “ O lixo é que quem produz e deve ser descartado da maneira correta. Colocando no lixeiro ou, se não tiver, levando para descartar em casa. Jamais deixar nas praias”.

A Abrajet PB – Associação dos Jornalistas de Turismo, seccional Paraíba, é formada por 20 jornalistas paraibanos que escrevem sobre turismo e tem a missão de divulgar a Paraíba. A presidente Messina Palmeira ressalta que o turismo é uma indústria muito importante para o desenvolvimento da Paraíba. “Acreditamos que o turismo desenvolvido com planejamento, respeito ao meio ambiente e a cultura local é uma atividade que traz inúmeros benefícios à comunidade ”.

Por Rosa Aguiar - Assessoria ABRAJET/PB