Projeto "Limpa Praia" da Abrajet PB conscientiza população e turistas no Ano Internacional do Turismo Sustentável

Foi realizada na manhã de hoje (01), na praia do Cabo Branco em João Pessoa, a ação Limpa Praia Abrajet PB, em parceria com a 2ª Promotoria do Meio Ambiente e Patrimônio Social de João Pessoa, com apoio da Fecomércio, Unipê, Massai, Rede Nord e Clube dos Oficiais. A concentração ocorreu em frente ao Hotel Skyler, de onde os participantes partiram em uma coleta de lixo em um percurso que seguiu até o Centro de Turismo e Lazer Sesc Cabo Branco. O objetivo da iniciativa da Abrajet-PB (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo seccional Paraíba), "é de conscientizar a população e turistas sobre a importância de manter as praias limpas, visto que as praias de João Pessoa são conhecidas nacionalmente e que estas devem ser preservadas para o usufruto das gerações futuras", conforme enfatizou Messina Palmeira, presidente da Abrajet.

O lixo coletado pelo grupo foi transformado em uma espécie de moldura pela paisagista Alice Fernandes, sendo exposto para os visitantes como o primeiro Museu Simbólico de Lixo de Praia a céu aberto do Planeta. 
Museu  Simbólico de Lixo de Praia
Museu Simbólico de Lixo de Praia

A ação teve por inspiração a presidente da PBTUR, Ruth Avelino, que tem o costume de coletar o lixo que encontra nas praias e o fato de que, neste ano, a OMT - Organização Mundial de Turismo está comemorando o Ano Internacional do Turismo Sustentável, declarado durante a assembleia geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que aconteceu em Nova York, no ano passado.

Por Fabiano Vidal / Fotos: Georgina Luna