São João de Sanharó é dos mais animados de Pernambuco

Conhecida por fazer um dos festejos juninos mais animados de Pernambuco, a cidade de Sanharó estará em festa neste sábado (24), quando se comemora o Dia de São João. Além de apresentações de grupos culturais, como coco e bacamarteiros, a programação vai contar com shows de Solteirões do Forró, Elton Lima e Jota Santos. O homenageado do São João de Sanharó, conhecida como a Terra do Queijo e do Leite, é Iraldemir Aquino de Freitas, o Iral, principal idealizador do São João de rua no município, que comemora 30 anos de animação. O tema este ano é “São João da Gente – Terra de Todas as Culturas”.

A programação começou no sábado (10) e encerra no dia 1º de julho, com shows de Luan Estilizado, Luiz Neto, e Thiaguinho Leite. As apresentações são realizadas sempre aos sábados, a partir das 15h no Polo Cultural, e a partir das 21h no Polo da Igreja Matriz, onde acontecem os shows principais. A estrutura também conta com barracas de comidas e bebidas e camarotes espalhados pela principal rua da cidade. A segurança, com revistas nas entradas, é um dos destaques da festa.

O São João de Sanharó conta também com uma Unidade Móvel de Artesanato, onde o público pode conferir o melhor do artesanato pernambucano, como peças decorativas, roupas infantis, brinquedos populares, e bijuterias. A Unidade Móvel de Artesanato faz parte do Programa de Artesanato de Pernambuco (Pape), da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper). 

“Este ano, inovamos e fizemos um São João que valoriza as tradições e a cultura popular e que também conta com atrações musicais para todos os públicos. O objetivo é que o investimento feito retorne à população em forma de emprego e renda”, diz o prefeito de Sanharó, Heraldo Oliveira.

Localizada a 196 km de Recife, Sanharó conta com mais de 25 mil habitantes e se destaca economicamente pela produção de queijo e leite. O turismo também é importante no município, famoso pela realização de vaquejadas e pela Festa do Leite, que era a maior festa da cidade depois do São João, mas deixou de ser realizada. A Festa do Leite será retomada este ano, pelo prefeito Heraldo Oliveira. O nome Sanharó veio de uma espécie de abelha negra existente neste local, denominada sanharó, que em vocábulo indígena significa zangado ou excitado.

Por Pedro Romero