Município de Conde (PB) revela surpresas para os turistas

No domingo (20.01.2018), atendendo a convite de Débora Rodrigues, da Conde Turismo Receptivo, a presidente da Abrajet PB - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, Messina Palmeira, levou jornalistas associados e convidados a conhecerem uma outra faceta do Conde, município distante 32,4 km de João Pessoa (através da PB 008).

Os jornalistas foram recepcionados na paradisíaca pousada Paraíso dos Colibris, de Aurora Costa e pela prefeita do município, Márcia Lucena, em um café da manhã que se transformou em uma conversa informal sobre o turismo da cidade de Conde. De acordo com Márcia Lucena, a preocupação da prefeitura é com o desenvolvimento de um turismo autossustentável, principalmente em Coqueirinho, principal cartão-postal da cidade, "E considerada há dez anos como uma das praias mais bonitas do planeta", enfatiza. Para a prefeita, o Conde desponta como uma importante rota de entrada no turismo paraibano e deve ter como foco "as melhores práticas turísticas para bem receber os turistas e também beneficiar os moradores". Segundo Márcia Lucena, as belezas do município não se resumem ao litoral: "A zona rural também apresenta uma potencialidade de atração de turistas, pois pode ser desenvolvido de forma sustentável, preservando as características rurais". Após a apresentação da prefeita, os jornalistas da Abrajet puderam assistir à  Ciranda da Alegria, grupo das comunidades quilombolas do município, que trouxe muita descontração ao recinto (Clique aqui para assistir).


Em seguida, os jornalistas puderam conhecer a infra-estrutura oferecida pela pousada Paraíso dos Colibris, recomendadíssima para quem gosta de curtir a natureza, relaxar, meditar, andar de pedalinho e ficar bem à vontade com a família e amigos. O estabelecimento possui 40 suítes e bangalôs com TV, wifi, frigobar e ar condicionado, além de sete alojamentos. Para quem gosta de esportes, é possível praticar futebol, vôlei e espiribol. As crianças tem à sua disposição duas charretes com pôneis para passeio, duas piscinas, casa de bonecas e um parque infantil, dentre outras atrações. Quem desejar realizar um evento na pousada, é possível programar casamentos, recepções, aniversários, retiros, cursos e confraternizações.

O Bistrô Mangaba, em Jacumã, foi uma grata surpresa para os jornalistas, com uma estrutura aconchegante e familiar, cuja proposta é de que os clientes não devem ser apenas fidelizados, mas transformados em amigos. Uma visão diferenciada e intimista, que deixa todos à vontade no estabelecimento. O cardápio é diversificado, mas os destaques ficam para a comida regional e as massas, devidamente preparados por Kanan Nakamura e Aline Suzuki, que deixaram São Paulo em busca de novos desafios e satisfação na bela cidade do Conde. Para quem gosta de cachaça, o bistrô oferece um produto da terra: a cachaça Baraúna, da cidade de Alhandra.

A última (e grata!) surpresa do passeio foi a oportunidade de conhecer o Sítio dos Santos, gerenciado pela turismóloga Josélia dos Santos, que vive no local com sua família. Esbanjando simpatia, faz questão de mostrar todo o sítio, contar suas histórias, além de disponibilizar um cardápio regional de muito bom gosto e qualidade. Claro que não poderia faltar um trio de forró para um legítimo arrasta pé. Josélia informa que o Sítio também disponibiliza o "dia arretado" (um termo em legítimo nordestinês para substituir sua versão inglesa "day use"), para quem não tem disponibilidade de tempo para dormir no local.

Para quem acha que a Paraíba se limita apenas ao turismo de sol e mar, aí está o Conde provando que não, surpreendendo até jornalistas de turismo. Surpreenda-se você também e conheça outras facetas da Paraíba.

Serviço:

Pousada Paraíso dos Colibris - http://paraisodoscolibris.com/pt/



Por Fabiano Vidal